Menu Suspenso

01/06/2026

Inteira em Partes


Em quantas partes me posso dividir
sem que falte um pedaço de mim?
 
Sou inteira… em partes sem fim
 
Posso ser filha, amiga, silêncio
ser riso aberto ou dor guardada
posso caber em mil caminhos
e não perder a minha estrada
 
Divido-me no tempo e nos gestos
no que dou e no que fica por dar
em cada olhar que me atravessa
e em tudo o que escolho calar
 
Mas há um centro que não se parte
um lugar fundo, quieto, meu
onde tudo em mim se encontra
e nada do que sou se perdeu
 
Talvez dividir-me seja isso
 
espalhar luz sem a apagar
ser muitas no que entrego ao mundo
 
e uma só no que insiste em ficar

 

***

2026-06-01 - Inteira em Partes
nn(in)metamorphosis 


8 comentários:

  1. Realmente, conseguiste gerar a imagem perfeita para acompanhar o texto.
    Interessante, o conteúdo.
    Somos, a soma de tantas partes? Sim...

    ResponderEliminar
  2. Quanto à imagem, não fui eu, foi o IA. Disse-lhe o que pretendia e depois de umas quantas que não gostei, surgiu esta. Quanto ao conteúdo, é isso :-)
    Boa tarde, Fox

    ResponderEliminar
  3. Olhei para a imagem, vi aquela luz mesmo no centro do chacra cardíaco e só me deu vontade de agradecer a quem teve a brilhante ideia. Está, então, agradecido. A menos que tenha sido gerado pela tal IA. Porque se for, retiro o que disse.
    Boa tarde, dona no.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sô, António, os meus olhos já não me deixam fazer as imagens que eu fazia antes, com muita dificuldade. Esta, sim, foi gerada por IA com as minhas indicações, e o facto está registado em rodapé, tal como está em todas as que o IA fabrica para mim.
      Boa tarde :-)

      Eliminar
  4. Gostei bastante do poema. Obrigada pela excelente partilha!
    -
    Coisas de uma vida....
    -
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  5. Bonito poema.
    E a soma das parte costuma ser maior que a unidade!
    Um abraço.
    https://rabiscosdestorias.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A matemática já não é uma ciência exacta? :-)
      Boa tarde, sô Correia

      Eliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.