Menu Suspenso

20/01/2020

O que é ser livre?


Sábado à tarde, numa conversa inconsequente, daquelas que se começa com alhos e acaba em bugalhos, uma amiga, às tantas, põe uma questão - "O que é ser livre?"
O mulherio, calou-se. Olhando umas para as outras, como se de repente, uma bomba tivesse caído, ali, na esplanada coberta onde no Inverno, por vezes, nos encontramos para tagarelar.
Depois de algum silêncio, Maria " a eloquente do grupo" oferece a sua opinião, dando grande ênfase ao facto de, nos dias de hoje, se poder falar sem receio de ser levada pela PIDE. Uma após outra, lá foram desfiando as opiniões com, pelo meio, discussões (amigáveis) das divergências entre um ou outro ponto de vista. E ali estávamos nós numa animação, quando... Alto! 
Grita baixinho Victoria, advogada de profissão: a non ainda não disse nada. Estás a fugir non? Não nos vais dizer que não tens opinião, logo tu, rematando de imediato com um: Não tens saída, estás intimada a depor.
Gargalhada geral, a mão direita colocada em cima das 50 sombras de Grey que a Marília anda a ler,  juramentada a dizer a verdade só a verdade, nada mais que a verdade.

Silêncio...

interrompido pela voz bem colocada da sô dra advogada: 

- Para ti, non, o que é ser livre?

Para mim, Victoria, digo, sô dra:

Ser livre, é prender-se ao que se quer....


***
2020-01-20
nn(in)metamorphosis






4 comentários:

  1. Lool, numa pequena frase disse tudo! Amei a o diálogo! :)
    Bom dia, Non
    -
    Beijo e uma excelente semana! :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, penso que és a mais iluminada...

    No entanto, foi uma boa escolha de tema de conversa... Ser livre hoje, ou antes de 1974, ou em 1940... ou num outro período de tempo...


    Estamos limitados pela lei. pela nossa própria moral, pela parte financeira, pela religião e a lista muito provavelmente pode não ter fim...

    "Ser livre, é prender-se ao que se quer...", pois, claro...

    Beijo e boa semana Senhora Non

    ResponderEliminar
  3. O diálogo é interessante mas, pensando bem e apetecendo-me aligeirar a coisa, sobra a possibilidade de uma resposta tão na moda.
    Passo a explicar: o que é ser livre? Pergunte-se a Joacine, aquela deputada que pertence (por enquanto) ao LIVRE.
    A mesma que hoje é tema no meu espaço ;)

    Boa tarde, dona no.

    ResponderEliminar
  4. Assertiva como sempre. Nos dias de hoje é difícil ser-se totalmente livre. Por acaso ando a ler um livro cujo título é precisamente esse "Livre" a escritora é Cheryl Trayed. Um enorme exemplo.
    Bjs

    ResponderEliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.