Menu Suspenso

30/10/2019

Foi no Tóino das Iscas



Tinha sido chamado a apresentar-se no bar do Tóino das iscas, pelas 16h. Lá, pô-lo-ia ao corrente do assunto, e acertariam custos, porque ela, não era rica, mas podia vir a ser confortavelmente remediada. De parentes restava-lhe a avó, quer dizer, já nem essa restava, tinha falecido há uns meses atrás e vira-se então confrontada com uma montanha de papéis, dentre os quais, uns que a diziam herdeira da casa, do gato miau e do cão béubéu, das terras e de algum dinheiro mas, tinha perdido o CC e sem ele não podia reclamar a herança.

Toda esta informação tinha sido passada ao agente Ó, pela secretária lingrinhas, que o ajudava nestas minudências corriqueiras do seu métier.

Às 16 em ponto, o agente Ó e a Menina, sentavam-se frente a frente numa das mesas do Tóino das iscas. Enquanto o agente Ó chamava o Tóino, a Menina, algo enjoada, olhava aquela figura a sobrar pelo cinto das calças, e triplo queixo, e perguntava-se se seria boa ideia contratar os serviços de tal personagem, que pedia a um pé para mexer o outro. Se a inteligência fosse da mesma rapidez, ela morreria sem saber do seu querido CC e sem alcançar a herança que lhe daria algum sossego. Perdida nestes pensamentos, foi abalroada pela voz do agente Ó que perguntava se queria beber alguma coisa, a Menina recusou, tinha urgência no assunto, precisava encontrar o seu CC – passemos então a umas perguntinhas da praxe, para poder iniciar a demanda. A menina olhou para ele e disse numa calma aparente: Custos! Preciso de saber os custos, lá no buraco onde trabalho, muito é o dito, mas pouco é o guito. Perante tal afirmação os olhinhos do agente Ó piscaram duas ou três vezes ao mesmo tempo que deixava escapar um riso miudinho. Nada de muita monta, Menina.

Feitas as perguntas, separam-me com a indicação de que dentro de dois dias, daria notícias.

Tocou o telemóvel, a Menina olhou em volta, a megera lá do buraco estava entretida com uma outra Menina que tinha excedido o tempo de fazer xixi em duas milésimas de segundo, pelo que a nossa Menina aproveitou para atender – Estou, em que posso ajudar? Ora Menina, quem a ajuda sou eu, 18h no Tóino das iscas. Lá estarei. Preciso desligar. Bom dia agente Ó.

18H01  - a Menina entra em passo de corrida pelo Tóino das iscas, limpa as gotas de chuva dos óculos na ponta da camisa que traz vestida e procura o agente Ó, por entre as mesas, hoje, cheias de gente barulhenta. Ali está ele, que notícias terá? 
Boa tarde agente Ó
Boa tarde Menina. 
Tem novidades para mim agente Ó?
Elementar minha cara. 
Encontrou o meu CC? 
Não! Nem poderia, a Menina trá-lo consigo. 
Eu! Não, eu perdi-o. 
Pois perdeu, pelo buraco do forro da sua carteira, que mais parece uma loja dos chineses, onde há de tudo.

A Menina mete a mão dentro da carteira, escarafuncha à esquerda, à direita, faz uma finta à caixinha das bolachas integrais, enrola os dedos nos lenços de papel, livra-se deles e cai no molho das chaves, de repente, não é possível… um buraquinho no forro, como nunca tinha dado por isso?

E sim, lá estava o maldito, o querido, o desejado CC.

Contas feitas mesmo ali. O agente Ó, pigarreando, guardou as notas tão suadas da Menina, ao mesmo tempo que dizia: Nem Hercule Poirot, Menina, nem Jules Maigret me fariam sombra, e abalou com um sorriso miudinho.

***

 2019-10-30
nn(in)metamorphosis 


para que isto faça algum sentido
 

"o desafio insano

e se eu lhe pedisse, amigo leitor/ amiga leitora, para me deixar 3 palavras na caixa de comentários, como estímulo ao meu cérebro indolente e madraço, que insiste há semanas em  asfixiar o blog de vez, para voltar a teclar coisa que me valha, que palavras seriam essas?"
 
O Blog "A faca Não Corta o Fogo" da Flor  - AQUI 
 
E as palavras são como as cerejas 
 
E quando a resposta chegou para a Téstiq , num acordar do agente Ó, que não tive o prazer de conhecer em novo, a coisa deu-se.

Xilre - AQUI
Atravessado - AQUI 
E agora eu  :-)


 

10 comentários:

  1. !!!!!noname, tão bom! No fundo a nn foi a única que resolveu a questão. É verdade que me deixou o Ó ainda mais mitra que o Manel (ihihihi), mas ficou tão bom :)))

    Obrigada, de coração!!!! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. essa hipótese do forro nã me ocorreu! muito bom madrinha, foi de génio!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem mais prática do que nós! adorei :)

      Eliminar
  3. Marco Aurélio30/10/19

    Será que esse detetive pode encontrar o dinheiro que o Lula roubou????

    ResponderEliminar
  4. Embalada pelo cheiro das iscas do Tóino, que muito me agradaram, resolvi dar o meu contributo na investigação, assim a modos que à la minute... :)

    Beijinhos, Non! :)

    ResponderEliminar
  5. Deverei meter-me nesta conversa?
    Hummm, não me parece.
    Volto depois, quando o céu estiver menos carregado.
    Boa tarde, dona no.

    ResponderEliminar
  6. Um desafio superado com distinção... que belo conto Non... um enredo monumental... uma escrita que merece continuação... a tua vertente poesia é delicada, da alma e com uma cadência sempre atraente, agora, desconhecia, por completo... esta tua faceta...

    LINDO

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Muito bom, gostei de ler! Lool

    Beijos. Boa noite!

    ResponderEliminar
  8. Oh, meu Deus! Se não fosse esta greve não me apercebia da quantidade de gente que está disposta a ajudar-me a encontrar o Cartão de Cidadão.
    Obrigada.
    Gosto muito do Poirot e do Maigret mas acho que já toda a gente percebeu que tenho um fraquinho por este Ó.

    ResponderEliminar

  9. Quanto engenho m'lher...!! :)))
    Estás de parabéns!!

    Beijinhos sem iscas
    (^^)

    ResponderEliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.