Menu Suspenso

17/10/2019

Até já




Ontem à tarde, fui ver o mar de perto, assim como  uma despedida, um até daqui a alguns meses, quando o sol voltar a ser companheiro e o vento seja suão. Não havia muita gente, uns locais aqui e além, coloriam a paisagem acinzentada. Desci ao areal e sentei-me ali, mais ou menos a meio entre o desfazer da onda e a murada que enfeita a calçada mais do que impede o mar de avançar. Como quase sempre, ao fim de algum tempo, saio de mim, levito nos meus pensamentos, e cruzo o mar com um saltinho de criança, e é África em mim e eu em África numa sincronia, numa afinidade que, até a mim, é difícil entender. Não vivi lá tantos anos que, a mim, justifique tal ligação, mas foram felizes e muito intensos, e estávamos, ainda, todos juntos. De qualquer maneira é para lá que me leva o mar e não para a terra onde nasci, embora a adore e queira que, seja lá, na Foz, que libertem as minhas cinzas. Mas, é de África que sinto os cheiros, que ouço os sons. Voltada a mim, sei que tenho no rosto um sorriso aparvalhado, um olhar mar, um corpo papaia. Respiro fundo, primeiro devagarinho e depois em toda a plenitude e regresso revigorada, sorriso de gaiata, olhar curioso, corpo de saudade.



Na verdade, eu também visito o mar no Inverno, quando as ondas não me permitem tranquilidade e o vento parece querer tornar-me em papagaio louco pelos céus.

*** 
2019-10-17
nn(in)metamorphosis 

12 comentários:

  1. Anónimo17/10/19

    o mar é um labirinto de corredores; conduz-nos a tantos lugares!
    [constato que partilhamos o mesmo fascínio pelo mar.]

    um dia feliz, Noname :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, parece que sim, que partilhamos o mar :-)
      Grata pela visita

      Eliminar
  2. O mar dá-me alma, faz parte da minha existência. Ainda não estou pronto para fazer as minhas despedidas...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera até estares. Cada um tem o seu momento para o fazer.
      :-)

      Eliminar
  3. Esqueci-me de dizer o quanto gostei da tua prosa... Não sei como é que dizem em Africa, mas, vou dizer como se fosse no Brasil: "Amei"

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Marco Aurélio17/10/19

    Me emocioou teu texto doce, lírico e muito intimista.
    Sei de tuas saudades da Mãe-África.....
    Lindo te ler!!!

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do texto. Uma linda despedida! A Imagem é sua? É que se não fosse, servia-me de inspiração para um poemazito! Lool

    Beijo. Boa noite

    ResponderEliminar
  6. Ele está sempre lá, tens de visitá-lo durante o inverno, igualmente belo e imponente, furioso, cheio de raiva :)
    Texto bonito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ela, é ela!!!!
      Que bom ver-te miúda
      Beijinho em TU

      Eliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.