Menu Suspenso

17/09/2019

Não conheço




Não conheço
Não sei quem é
Mas…
Tem nome, pai e mãe
Esposa, filhos, talvez
Uma pátria, uma vida, uma história
Não conheço
Não sei quem é
Mas…
Come o meu lixo
É bicho?
Não conheço
Não sei quem é
Mas…
Vasculha o contentor, na noite escura
Está frio cá fora
E poucos sabem o que se passa agora
Não conheço
Não sei quem é
Mas…
Será Manuel, Joaquim ou João
Média estatura, magro e sozinho
De saco na mão, mexe com atenção
Olhos no chão
Não conheço
Não sei quem é
Mas…
Antes fosse gato ou cão
Que procurasse
Restos da ganância
Restos de bocas fartas
Outras gentes, crentes?
Não conheço
Não sei quem é
Mas…
É ele que agora leva
Come e quem sabe, reparte
Não conheço
Não sei quem é
Mas…
É homem e come o meu lixo
E faz-me sentir vergonha
De mim e desta sociedade cega, contaminada
Não conheço
Não sei quem é
Pode ser Manuel, Joaquim ou João
Pode ser até José




2009-02-21  - nn na netlog

Ontem, já tarde, revivi este cenário, e pergunto-me, o que mudou de há 10 anos para cá?


*** 
 2019-09-17
nn(in)metamorphosis 

7 comentários:

  1. Penso que nada terá mudado... a sociedade não consegue dar a volta a estas questões (e a outras)

    ResponderEliminar
  2. 'Na Natureza nada se cria nada se perde, tudo se transforma' (Antoine Lavoisier).

    E por aqui? Pode ser aplicado o mesmo princípio?
    Boa tarde, dona no.

    ResponderEliminar
  3. Diga-me o senhor, devia?

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde!
    Muito interessante este poema tão real. O que mudou? Nada! Os ricos estão mais ricos e os pobres, cada vez mais pobres, sem nada...Muito a momento do contentor...E "ninguém" vê, ou passam a vida a olhar para o lado! Adorei ler. Obrigada. :)

    Beijos e um dia feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, saltaram-me palavras. " Muitos se alimentam dos contentores" .
      :)

      Eliminar
    2. Não se preocupe, Cidália, eu entendi o que queria dizer.

      Beijinho e resto de tarde feliz

      Eliminar
  5. Algo mudou, para pior. E cada vez mais, muda,sempre para pior. Não sei se deitássemos mãos à obra imediatamente ainda iamos a tempo de fazer alguma coisa....
    Beijinho

    ResponderEliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.