18/08/2019
O Homem do saco
Quem nunca ouviu, uma mãe, uma tia, uma avó, já em desespero, dizer a meia voz, ou não: Vou chamar o homem do saco, se não paras quieto/a, se não comes a sopa toda, se continuares a fazer birra.
Não sou a única que ouviu, pois não?
Mas, pergunto eu, de onde vem tal expressão?
Eu não sabia, até hoje.
E esta hein!!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O velho do saco ou homem do saco é uma personagem popular utilizada por adultos para amedrontar crianças e faze-las obedecer-lhes. Segundo a lenda, as crianças do saco que o velho carrega eram aquelas que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa. Em versões alternativas da lenda, em vez de um velho, o elemento que levava as crianças era um cigano e, em versões remotas, esse velho ou o cigano levava as crianças para sua casa e fazia com elas sabonetes e botões.
ResponderEliminarBoa semana
Credo!!! Que biolência. Sabonetes e botões? A Ach Brito e a Sepol, pagariam bem?
ResponderEliminarNa minha zona, pelos vistos, os dois, cigano e homem do saco, coabitavam a mesma lenda, sem briga.
Boa tarde, sô Reporter
Mais uma que não conhecia e aprendi, aqui e agora...
ResponderEliminar"Ca mede"
Beijinhos (risos)
Tu andas no mundo a ver passar o eléctricos, Sam?
Eliminarahahahahaha
As coisas que tu sabes e descobres! E eu gostei de ficar a saber tanto como tu! 😉
ResponderEliminarEu felizmente só conheci essa expressão quando era já grandinha, o que quer dizer que tive a sorte de ser criada sem esses métodos tão pouco ortodoxos! É que já basta os traumas involuntários com que as crianças crescem e que nós não conseguimos evitar.
Beijinhos enviados por correio mas num saco colorido
(^^)
Não têm menos traumas hoje, onde tudo lhes é permitido, e qualquer repreensão é tida domo violência. Mas isso são outros 500.
ResponderEliminarBeijinho em TU