Menu Suspenso

22/08/2018

Um dia de pirete


A primeira vez que ouvi tal expressão, fiquei meio confusa, não a entendi, e por isso, não reagi, mas devo ter ficado com cara de ponto de interrogação, porque de imediato a pessoa me pergunta, não achas? Na verdade eu não achava nada, também não tinha perdido, e não sabia o que responder, até porque aquela frase não cabia na conversa que estávamos a ter, pelo menos, eu não conseguia encaixá-la. Como continuava sem responder, lá se deve ter feito luz na cabeça da minha amiga que rindo, a bom rir, me diz: Ah, esqueci que não és daqui, um dia de pirete, um dia de calor abrasador, entendes agora? Entendi sim senhora, está mesmo muito calor, respondi. 

Pois, é isso mesmo
hoje está mais um dia de 
pirete  
 :-)

 


*****
2018-08-22
nn(in)metamorphosis 

 

9 comentários:

  1. Não conheço o termo ! Vou investigar a origem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico a aguardar o resultado da investigação :)

      Boa noite

      Eliminar
  2. Pois a única justificação é uma asneirada ! :)))

    No Priberam a palavra "pirete" (https://www.priberam.pt/dlpo/pirete) existe, mas quer dizer:

    pi·re·te |ê|
    (origem obscura)
    substantivo masculino
    [Informal] Gesto obsceno que consiste em esticar o dedo médio da mão e encolher os outros.Ver imagem = MANGUITO
    Palavras relacionadas: manguito, piço.

    Na Infopédia (Dicionários Porto Editora) (https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/pirete), o significado é:

    pi.re.tepiˈret(ə)
    nome masculino
    coloquial gesto ofensivo e obsceno que consiste em esticar o dedo médio da mão, encolhendo os outros, e que pretende simbolizar o órgão sexual masculino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que nem sempre provém de asneirada, é a Academia de Letras Portuguesa que afirma. Dê-se ao trabalho de ver este vídeo.

      https://youtu.be/sLv14Sg5w3g

      Eliminar
    2. Vocês e os endereços sem a hiperligação!
      Minha amiga, como queres que se aceda ao vídeo se aqui no teu espaço não se pode copiar nada? Eu bem que queria ficar mais culta... mas não me apetece copiar letrinha por letrinha.

      Óh páh... tá beinhe! Eu faço!
      Tudo eu... tudo eu!

      Cliquem aqui em LINK se fazem o favor 👍

      Beijinhos em bom português
      (^^)

      Eliminar
  3. Engraçado. Sou daqui e não conhecia a expressão. estamos sempre a aprender :))
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece ser coisa de uma área definida, onde as pecuárias abundam e até existe um dialecto muito próprio.

      Beijocas

      Eliminar
  4. ...antes 'pirete' do que pivete, ora!!

    Beijocas, NN.
    ( Põe-te à sombra!! )

    ResponderEliminar

  5. Também não conhecia a expressão. Em contrapartida, já conhecia o origem daquela expressão de que o vídeo fala :))

    Hoje até que as temperaturas se portaram bem!
    (^^)

    ResponderEliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.