Menu Suspenso

24/04/2020

Movimento "Um post por dia até ao fim do Corona" - 40

Covid-19 em África:
escapar à doença para morrer à fome

“Sobreviver para muita gente no continente africano é uma questão diária, ficar em casa é não ter o que comer. Mesmo assim, na sua generalidade, os governos estão a recorrer ao isolamento social para travar a pandemia.”
 ***
A população do Zimbabwe vive na fila. Numa economia depauperada em crise prolongada, os cidadãos fazem fila para conseguir dinheiro no banco, para meter combustível nos automóveis, à porta dos supermercados que receberam farinha de milho, parte essencial da parca dieta diária das famílias. Como se mantém “distância social” num país onde as regras da sobrevivência ditam precisamente o contrário?
***
Mas, é como se diz em Kinshasa, obimi te okolia te (quem não sai, não come). 

António Rodrigues
Jornal o Público - 31 de Março de 2020, 19:20

***


Embora nas veias me corra Portugal, o coração é cativo de África.
Mesmo tendo já passado tanto tempo, continuo a trocar correspondência com alguns amigos, e por eles vou sabendo das novidades a preto e branco, sem o colorido das notícias filtradas dos jornais, e dói-me saber que a mudança (que reconheço necessária) de países colonizados a independentes, só favoreceu alguns que, com um olho se tornaram reis.
A esmagadora maioria, é hoje mais pobre que ontem, e não sou eu que o afirmo, são essas pessoas com quem falo, algumas delas oriundas de musseque, que estudaram comigo, que trabalharam comigo. Hoje, dizem-se explorados uns, esquecidos outros, pelos seus iguais, e isso é o que mais me dói. Dói saber que países ricos, criem gananciosos que se pavoneiam em cima da fome dum povo, do seu povo. Mas África é um continente de gentes alegres, coloridas, e musicais, apesar de todos os pesares.

A essência que os define não se adquire é intrínseca.
Encanta-me esse olhar maroto.







Nº.40
*** 
2020-04-24
nn(in)metamorphosis

Blogger: Pipocomaissalgado - AQUI
Tema: Movimento "Um post por dia até ao fim do Corona" 


7 comentários:

  1. É muito triste a realidade. É dura a vivência por aquelas bandas.
    Bom dia, dona no.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia:- Que video maravilhoso. Não pelo que nos indica ser a pobreza de um Povo, mas sim, pela liberdade e alegria de um menino que, se calhar nada tendo para comer, tem na alma a força da alegria que a dança lhe fornece. Comovente.
    .
    Tenha um dia feliz

    ResponderEliminar
  3. é verdade, NN, é uma realidade com que todos os dias me deparo, uma realidade sem visibilidade.

    ResponderEliminar
  4. A Noname pôs o dedo numa das muitas feridas que grassam por esse mundo fora, completamente desequilibrado e refém de mentes perversas e calculistas. Este post mexeu comigo, confesso.

    Fique bem

    ResponderEliminar
  5. Gostei desta leitura/reflexão tão importante! Parabéns Noname, tens um coração generoso...
    Amei essa criança já com esse talento todo...Olhar "sedutor" :)

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Tão mas tão triste... Porquê é o que me pergunto todos os dias...
    Bjinho

    ResponderEliminar
  7. Ainda isto estava a surgir e foi dos meus primeiros pensamentos…

    ResponderEliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.