Menu Suspenso

08/02/2021

Haiku 1

 

Temo entender

com receio de deixar

de saber sentir

 

***

2021-02-08 

nn(in)metamorphosis 

  O QUE É UM

Hacai/Haikai (forma aportuguesada de) Haiku

 

De origem japonesa, o haicai é um tipo de poema que se distingue pela brevidade. Chamado de haiku no Japão e em alguns outros países do mundo que também adoptaram essa forma poética, o haicai pode ser entendido como uma poesia do cotidiano, pautada pela simplicidade, contemplação, abnegação, aceitação da solidão e também humor. Trata-se de um poema composto de três versos cuja ideia principal é plasmar, por meio das palavras, um momentâneo estado de percepção intensa a respeito da existência, da transitoriedade da vida, de estar diante daquilo que é transcendente.

Esses estados de espírito que conduzem a composição do haicai são oriundos do zen-budismo, espiritualidade presente nas origens desse tipo de poema. O haicai é um desdobramento do waka, um género poético que surgiu no Japão do século VII e chegou ao apogeu de sua forma dez séculos depois, com a poesia de Matsuó Bashô (1644-1694). Bashô destacou-se por seu trabalho na pintura e na poesia e foi um grande mestre, deixando uma escola de discípulos conhecida como “haicai Jittetsu” – os dez mestres do haicai.

A forma do haicai popularizou-se em diversos países, ganhando contornos rítmicos e temáticos específicos em cada nação.

Características do haicai


Ilustração de haicais japoneses em livro ilustrado por Yosa Buson em 1799.

 

  • Sintético e breve: a forma do haicai é a síntese por excelência, já que procura a expressão poética em apenas três versos. É necessário que o poeta tenha, portanto, uma expressão depurada que encontre a palavra correcta, que busque o uso exacto do vocábulo eleito.
  • Simplicidade e espontaneidade: aliada da brevidade, a ideia deve ser exposta de maneira simples, sem vocábulos rebuscados. Além disso, a espontaneidade é mais importante do que quaisquer regras de forma e composição, como a presença de sílabas métricas exactas ou de rimas.
  • Conteúdo imagético e simbólico: a criação dos haicais muitas vezes descreve uma cena, uma imagem, que gera uma impressão sensorial. As imagens também podem ser compostas de simbologias que provocam sensações no leitor.
  • Um fragmento da realidade: o haicai busca captar, como numa fotografia, a brevidade de um momento. É um pequeno registro de uma percepção muito mais intensa a respeito da existência e da transitoriedade da vida. É a apreensão de uma verdade em um instante.
  • Inspiração em elementos da natureza: os fluxos das estações, os ciclos da natureza e seus elementos, como o vento, a terra, o frio, a chuva, os animais, são frequentes pontos de inspiração dos haicais, que buscam ali uma postura meditativa e reflexiva sobre a vida.

Como se faz um haicai?

Para elaborar um haicai, um bom ponto de partida é ler o que alguns autores já escreveram para se familiarizar com a forma (e as possibilidades dentro da forma) particularmente reduzida desse tipo de poema.

Tendo em mente que a proposta do haicai é ser breve, trabalhe sua habilidade de descrição, de maneira objectiva, sintética e precisa. Corte os excessos, reveja as palavras, escolha aquelas que transmitem a sensação de maneira mais clara e mais simples. Você pode partir da descrição pura e simples de uma paisagem, um objecto, uma cor, um som, uma sensação. Atenha-se a coisas concretas, materiais, sem versar sobre sentimentos, o passado ou o futuro. Pense nos versos como uma fotografia do momento feita com as palavras. Como a brevidade é a chave do sucesso, pode ser mais interessante tomar como tema um detalhe de uma cena ou paisagem do que tentar sintetizar uma infinidade de sensações.

A simplicidade é um elemento fundamental. Palavras rebuscadas e ideias abstractas não fazem parte da proposta poética do haicai. Tente estabelecer uma conexão com aquilo que há de mais simples e puro em um instante.

O haicai deve versar sobre uma sensação genuína. Não cabem efeitos calculados nem a pretensão de ser espirituoso ou inteligente.

Não se deixe escravizar pela métrica, mas tente escrever 3 versos em 17 sílabas métricas 5+7+5.

O haicai brasileiro permite a rima, mas ela não é obrigatória e é até mesmo indesejada em outros idiomas e na forma japonesa.

 


 

7 comentários:

  1. Poeticamente perfeito, como perfeitos são os dias. Mensagem profunda que faz refletir.

    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  2. Gostei.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Que não se desaprenda nunca o sentir.

    :)

    ResponderEliminar
  4. Bonita frase!
    Boa noite, dona no.

    ResponderEliminar
  5. Pode acontecer! Gostei
    -
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  6. Aprendi mais uma coisa hoje... Achei de facto interessante e penso que tem a tua cara... ou seja, a tua poesia acaba por ter (em parte) essa essência.

    O Mundo ou um estado de alma traduzido em poucas palavras sem que isso lhe retire beleza.

    Um beijinho para ti

    ResponderEliminar
  7. Sempre a aprender contigo Non :)

    ResponderEliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.