Menu Suspenso

16/11/2020

Amiga arredia

 

 


 Tem por nome Calma, vive longe.

Conhecemo-nos, mas de tão pouco nos vermos, quase a esqueci, quase me esqueceu.

Um dia destes, cruzamo-nos, agiu como se não me conhecesse de todo. Ia passando em jeito manso e como quem não quer nada, levantou a mão, saudou-me com um aceno leve.

Perante tal, não lhe dei muita importância, limitei-me de forma educada a retribuir o aceno e a sorrir.

Foi nesse preciso momento que de chofre me questionou:

Porque sorris?

Apanhou-me desprevenida e no imediato não soube o que dizer, mas logo de seguida retorqui: e porque não deveria sorrir?

Olhou-me nos olhos e numa voz suave disse: Não deixa de ser estranho… Estás sempre preocupada, a tua cabeça é um vulcão, a tua alma um desespero constante, o teu coração bate até doer, e os teus olhos não choram.

Pois, mais que lamentar sinto, e estarei errada quando desfaleço, e desde que acordo até que me deito me concentre nas agruras da vida. Às vezes, forço-me a pensar que a vida é o que dela fazemos mas, eu sei e tu sabes, que não é bem assim… A nós, apenas e só, cabe decidir se enfrentamos ou não o momento que se nos depara, seja ele bom ou mau, mas há momentos em que não temos escolha, porque o momento tem o tamanho de uma vida.

A Calma serenamente atirou-me:

Mas tu não foste sempre assim…

Eu sei, que não… Na verdade a vida foi tão diversa e tão cheia de coisas… E coisas houve em que não te consegui enfrentar ou mesmo aceitar e desesperei... Porém, houve também momentos em que soube que me podias ajudar ao trazeres-me a sabedoria, a sensatez, a alegria, a serenidade.

Por tudo isso, te sorri agora, e te sorrirei a cada vez que, a causa da minha luta, sorria, de forma segura, forte, pura e real que de tão real, a ti, Calma, juro, te sorrirei.    

 

***

2020-11-16

nn(in)metamorphosis

 

 

6 comentários:

  1. Conheço essa dita Calma, mas apenas ao longe e de fugida, tal como tu, temos de lhe fazer uma espera e dizer-lhe umas certas coisinhas 😀 raios a partam. Jinhos

    ResponderEliminar
  2. Um texto muito bonito. A Calma e eu somos amigas e companheiras. Houve tempos em que de tão ausente me esqueci dela. Hoje já muito dificilmente ela se afasta.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Li, e com toda a ... calma, ... digo que, gostei muito do texto
    .
    Feliz início de semana
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Um texto para mim e todos aqueles que não dão à calma a importância que esta merece.

    Uma escrita poética que ilumina qualquer tarde cinzenta...

    Um beijo e bom início de semana

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante. Eu e acalma não nos damos bem! :)
    -
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  6. Parei aqui, li e identifiquei-me.

    A calma e eu... não somos as melhores amigas.

    Excelente texto!

    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.