Menu Suspenso

03/08/2020

Por vezes sou mar





De alguma forma, o mar sempre esteve na minha vida. Sempre exerceu em mim um fascínio, que nem sei bem como explicar ou mesmo entender.

Se me sento na areia e me detenho a olhar o mar, a ouvir o seu marulhar, logo vem uma onda que, suavemente, me leva à praia do Homem do Leme, no Porto, à do Mindelo em V. do Conde, Furadouro em Ovar, à praia da Rocha, no Algarve, e mais uma mão cheia de outras. Mais tarde, a Ilha do Cabo, o Mussulo, Cabo Ledo e Sangano em Luanda, tornaram-me cativa de vez.

Se bravo, de águas revoltas e escuras, faz-me olhá-lo de longe, ciente da minha pequenez e do receio que nem o fascínio atenua. Se mar chão, espelho de pôr de sol, deslumbrante e feiticeiro, leva-me para bem perto, de ouvido atento, olhar perdido, batimento cardíaco ritmado por risos e brincadeiras de criança, de colo de pai e mãe, de tamborilar de djambé e do som fluido do kissange.

Há uma saudade boa que me chega quando fico a ver o mar.

Saudade não é viver no passado, é ter o que lembrar, é revisitar memórias, é a simples constatação que eu, una, sou também, colectiva.




***
2020-08-03 
nn(in)metamorphosis




2 comentários:

  1. Mar, sempre mar!
    Boa semana, dona no. Saúde!

    ResponderEliminar
  2. Uma "saudade boa"... É isso, saudade não é forçosamente sofrimento.
    :)

    ResponderEliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.