Menu Suspenso

28/12/2019

Ano Novo - Nova Vida




O frenesim começa um pouco antes do Natal e atinge o clímax na passagem do ano. Neste intervalo encerra-se um ano e alinhava-se o futuro na esperança dum novo projecto de felicidade.

A explosão dá-se naqueles 12 segundos contados em badaladas e passas, atropelando-se desejos com o coração aos saltos, e até uma lágrima fortuita assume o seu lugar na emoção, dum recomeço. Creio, que todos já passamos por isso de maneira mais ou menos intensa.

O fim de um ciclo, sugere sempre um novo ciclo que, supostamente, se inicia com o jogo a zeros. Triste ilusão, um ciclo acaba mas a vida não recomeça, tão só continua...

E sabemos isso.

Então porque se repete ano após ano, esta sensação artificial do novo?

Será porque:
Precisamos de rituais e de referências que nos obriguem a parar a  rotina insana e automática dos dias?

Precisamos que algo ou alguém suspenda o tempo para que possamos reflectir sobre nós ou sobre as pessoas e as coisas que nos importam e sobre o mundo que nos cerca?

Não sei, mas penso que:

Do outro lado do fogo de artifício, dos gritos e vivas de alegria está o que realmente precisamos - mudar o futuro e não esperar que as mudanças cheguem porque o futuro chegou.


*** 
2019-12-28
nn(in)metamorphosis

Ficção de que começa alguma coisa!
Nada começa: tudo continua.
Na fluida e incerta essência misteriosa
Da vida, flui em sombra a água nua.
Curvas do rio escondem só o movimento.
O mesmo rio flui onde se vê.
Começar só começa em pensamento.

Fernando Pessoa: Ano Novo

5 comentários:

  1. Razão tinha Lavoisier: "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
    Simples, não é?
    Boa tarde, dona no.

    ResponderEliminar
  2. Grande verdade neste texto! Nem sei para que fazem festa ao ano novo se tudo continua igual ou pior. Cá em casa fechou-se um ciclo e outro se abrirá. "O marido reformou-se" Significa que estamos "velhos"...

    Fala-se em fogo de artificio na passagem de ano. Nada contra. Mas num mundo de tanta miséria e catástrofes, uns divertem-se e outros sofrem! A lei da vida.

    Beijinhos e continuação de festas felizes
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. A terminar 2019 inspirada…

    Tens razão em tudo… é um momento que continua, as pessoas necessitam de rituais, mas diria que neste momento estão presas aos rituais comerciais que lhes dizem que têm de gastar no natal, na passagem de ano, no Halloween, no carnaval, na páscoa, não porque se sente algo, mas porque é um dia para gastos.

    Mesmo se durante o ano não falamos uns com os outros e não me digam o famoso "não tenho tempo"... há sempre tempo para nem que seja mandar uma sms a perguntar ao outro se está bem e o que tem feito… sempre, mas sempre… pode não haver é vontade e o não querer saber… se pensarem bem… é essa a realidade.

    Depois esse alguém morre e chora-se muito porque se gostava muito desse alguém que nunca se via e nunca se falava e nunca se estava com... num desligar real e num chorar talvez mais porque se morreu lembra-nos a nossa própria mortalidade e isso sim dá nos conta da alma…

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A única coisa que começa efetivamente é um novo ano
    Regressei ontem, quase noite.
    Um abraço, e um Feliz vinte vinte

    ResponderEliminar
  5. No funda nada muda, apenas se renova a esperança. Que a tua venha cheia de força. Beijinho

    ResponderEliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.