Menu Suspenso

01/12/2015

Dezembro


É 1 de Dezembro

É Inverno
Faz frio, mas no ar, anda já um calor que só se sente, neste mês, nesta época, e que muitas vezes, faz de Janeiro, um mês longo e gélido.
O calor do subsídio de Natal, dos que o têm, dos que o receberam, aquece já as ruas, engalanadas de mil lâmpadas, que se adivinham, uma alegria morna, na noite, e pelas músicas que trespassam as portas das lojas, num convite, que só o olhar entende, nas montras das vaidades e necessidades.
E neste calor, que exala de homens, mulheres e crianças, de ar feliz, e que andam num virote, devagar, apressados, ou a trote, transportando os presentes enlaçados e ensacados a rigor, comprados com tempo, escolhidos pelos presenteados, que na noite de Natal, farão um ar de completa surpresa e contentamento.
Nada contra, embora Dezembro, seja para mim, um mês de muito más recordações , e já não me ilumine, nem o olhar, nem o coração.
O que me incomoda, é o outro lado. Aquele lado  das pessoas que, não receberam subsídio de Natal, nem o vão receber. Uns porque lho foram pagando a conta gotas e se diluiu numa já parca reforma, outros porque nem emprego têm, e o subsídio de desemprego há muito se foi. Todavia, para estes homens, mulheres e suas crianças, Dezembro também lembra festa, presentes, uma ceia em família  e... Não seja um familiar, um amigo, que ainda consiga ajudá-los, vão ter, apenas, um mês mais frio, uma noite mais triste.

É Dezembro

É Inverno
E estará sempre frio, até que uma única alma, o tenha que atravessar só, sem aconchego, sem uma sopa quente.


video

Cabe a vós, comentar

*****
2015-12-01
nn(in)metamorphosis


4 comentários:

  1. Esta época natalícia, só é de festa para alguns. É nesta altura que se evidenciam as angustias e as dificulades que se sentem ao longo do ano inteiro.
    Para mim é uma altura menos boa, passo por ela com a mesma postura do ano corrente.
    Beijinho borboleta linda e que tenhas uma boa passagem pelo mês de Dezembro.

    ResponderEliminar
  2. Um mês de celebração e de suposta alegria e contentamento mas do qual cada vez gosto menos. Transformaram-no em algo com pouco sentido e cada ano que passa Dezembro fica mais frio...
    Passemos por ele o melhor possível.
    Beijinho Noname

    ResponderEliminar
  3. já tive esse espirito do natal, mas perdi e nã nos voltamos a cruzar... é importante estar com a família, mas nã é só no natal, é importante ajudar quem precisa, mas nã é só nesta época, porque fica bem e assim as pessoas sentem-se melhores e podem justificar o supérfluo...

    ResponderEliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.